Energia Livre no Brasil: Do começo aos dias atuais

Para que a sua empresa tenha energia elétrica o processo parece prático e, na verdade, ele é. No entanto, para que possamos chegar aos dias atuais, muita água passou embaixo da ponte, pela barragem e hidrelétricas. 

A história da Energia Livre no Brasil começa a partir da chegada da energia elétrica no país, em 1879, mesmo ano em que aconteceu a invenção da lâmpada. Inovação faz parte da história da energia no Brasil. 

Das descobertas de fornecimento e distribuição de Energia ao momento atual, em que dominamos essa ação com tamanha capacidade, a ponto de até mesmo poder alterar o modelo de compra e venda do produto. 

Agora, diante de nossos olhos, mais um capítulo da história acontece: a liberação do Mercado Livre de Energia para os consumidores de média tensão no Brasil 

O começo deste desenho é no ano de 1998, quando aconteceu a criação do Ambiente de Contratação Livre (ACL) e que acontecia exatamente como é hoje, permitindo que o cliente de alta tensão pudesse negociar diretamente com o gerador ou comercializador. 

Este movimento, em seu primeiro momento, foi tímido, como acontece com tantas inovações em seus primeiros atos. Mas o tempo passou e, com ele, o mundo se encheu de tantas outras inovações a ponto delas se tornarem algo que brilha os olhos. 

No entanto, no momento atual, vivemos uma mudança em função de resoluções que incentivam o Mercado Livre de Energia que colaboram e incentivam a consolidação e crescimento no território nacional. 

Em junho de 2023, a Cemig lançou o primeiro E-commerce para que clientes consigam realizar uma simulação de consumo e a assinatura do contrato para migração no Mercado Livre de Energia. Mais um importante passo para a história da Energia no Brasil. 

Veja os caminhos até o momento atual:

1995 – Mercado Livre de Energia chegou ao Brasil. Uso exclusivo para clientes de alta tensão.

2022- Em decorrência da Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia, tornou-se disponível para unidades conectadas à média tensão a partir de 2024.

2023 – Os clientes podem iniciar os processos de contratação e migração. É importante lembrar que na Cemig o cliente garante mais vantagens.

2024 – A energia livre começa ser distribuída para unidades conectadas à média tensão.

.

Whatsapp Energia Livre Cemig